Fique ligado

Bebê de Arroz

Projeto Interdisciplinar permite alunos vivenciarem a maternidade e paternidade aos 13 anos por uma semana.

Bebê de Arroz

Durante  a semana de 7 a 11 de Outubro os alunos do Colégio Adventista Marechal Rondon vivenciaram a experiência da maternidade e paternidade, vindo para a escola com suas mochilas e algo a mais...

Um bebê feito por eles, orientados na aula de Artes pela Profª Andreia Stein Paiva, confeccionado com 5kg de Arroz, além da criação, tiveram que vestí-lo(la) diariamente, simular banhos, troca de fraldas e alimentação. 

Na matéria de Matemática, os alunos fizeram cálculos dos gastos, na Disciplina de  História e Geografia os dados de gravidez precoce e uma Árvore Genealógica. Também na disciplina de  Português a Certidão de Nascimento foi feita, talvez o texto mais oficial e antigo que os acompanham desde o seu nascimento. Em Inglês, uma linda canção de ninar tiveram que cantar. Para finalizar  o projeto, os  alunos passaram pela experiência mais dolorida dos pais, a hora da vacinação na aula de Ciências, todos estavam com a Caderneta de Vacinação do Bebê.

O Projeto idealizado pela Rede Adventista teve o objetivo, permitir uma adolescência sem esta preocupação com um bebê e também alertá-los das mudanças e peso que uma gravidez precoce apresenta.

 

No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O CAMAR (Colégio Adventista Marechal Rondon), preocupada com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propôs para os alunos dos 8º anos um projeto envolvendo este assunto sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. Para a Orientadora Educacional, Luciane Dias: "O projeto foi muito além do planejado, os alunos demonstraram muita responsabilidade, ao carregar o bebê, nas trocas das fraldas, simulações de choro e abriram seu coração, sendo generosos doando muito mais que arroz no final do projeto, doaram as roupinhas e fraldas novas que compraram e que ajudarão mamães adolescentes. Temos muito a agradecer, especialmente o apoio dos pais e estes alunos brilhantes que hoje se mostram adolescentes conscientes."

Somados todos os pacotes de arroz arrecadado o projeto contou com 500 kg, meia tonelada de arroz, que será distribuída em forma de cestas básicas para a Assistência Social Adventista e demais Igrejas Evangélicas parceiras do Colégio.